Comunicação é interação, diálogo

Assim definia Paulo Freire o ato mais primário do homem, presente desde os primeiros segundos de nossa vida.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Semana de Ação Mundial pela Educação em Pernambuco

Semana de Ação Mundial pela Educação em Pernambuco:
22 a 29 de abril de 2009
“Ler e escrever o mundo”
Alfabetização de jovens adultos e aprendizagem ao longo da vida

A Semana de Ação Mundial é uma iniciativa da Campanha Mundial pela Educação e desde 2001 acontece em mais de 100 países como uma grande pressão internacional sobre líderes e autoridades governamentais para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais no sentido de garantir educação pública de qualidade para todas e todos. No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que produz e distribui materiais de apoio e realiza inúmeras atividades junto com diversos parceiros.

O tema da Semana no Brasil é “Ler e Escrever o Mundo”. Leitura e escrita devem estar inseridas em um processo educativo amplo, em que todas e todos tenham acesso à educação pública de qualidade. Só isso permite aos cidadãos tomarem parte no mundo, interpretá-lo, participarem dele, reconstruindo- o e reiventando- o a cada dia. Durante a Semana, vamos pautar e nos preparar para dois importantes eventos que acontecerão em maio, na capital do Pará, Belém.

Atividades programadas em Pernambuco:

1. V Seminário estadual de Educação Infantil: Desafios Políticos e Pedagógicos.
O debate acontecerá em torno dos desafios da PEC 277/2008 sobre a universalizaçã o e obrigatoriedade para esta etapa da educação básica e as Diretrizes curriculares da Educação Infantil.
Dia 23/4 no Aud.Benício Dias, da Fundaj da Av. 17 de agosto em Casa Forte, das 8:30 às 15h.
Info.: Fórum em Defesa da Educação Infantil em PE c/Cida Freire. Tels. 3301 5241 e 9632 4836

2. Rodas de Diálogo sobre Leitura: na escola e para além dela.
Uma primeira Roda sobre O lugar da Leitura na Escola, com debate sobre experiências de políticas e projetos educacionais em torno da leitura, voltados pra escola; uma segunda Roda sobre O lugar da Leitura para além da Escola, debatendo políticas culturais envolvendo o livro, a leitura e as bibliotecas, sobre experiências de gestão pública, bibliotecas e projetos comunitárias e sociais com ênfase na leitura.
Dia 24/4, das 9h às 13h. Local: Aud.da Pós Graduação da Fafire, 5º andar do Bloco B.
Info.:Liz Ramos/ CCLF- 3301 5241 e Carminha/GBFL – 3232 5934

3. Exposição Livros e Mundos- Leituras da Rede de Bibliotecas Comunitárias da RMR
Promoção da Rede de bibliotecas comunitárias, com apoio do CCLF e do Instituto C&A. Abertura: Roda de diálogo sobre o Papel Social das bibliotecas comunitárias
Dia 27/4 às 14h. Local: CCLF.
Informações: Gabriel/ Rede de Bibliotecas – 3301 5241

4. Quartas Literárias - apresentação especial, com presenças confirmadas
da Interpoética e o projeto Escola linkada com a poesia; Pois é poesia, programa na rádio Universitária FM; Trupe da Graúna com sketch sobre as políticas de leitura; recital de poetas.
Dia 29/4, 19hs, CCLF-Olinda.
Informações: Silvana Menezes/CCLF

5. Atividades culturais promovidas em escolas e bibliotecas da rede municipal de educação de Recife.
Bibliotecas escolares e escolas promovem atividades nas escolas na semana do dia 23 de abril, quando se comemora o dia nacional do livro e da leitura.
Responsáveis: Carminha da Gerência de Bibliotecas e Formação de Leitores- GBFL e Roseane da Gerência de Animação Cultural.

Outras atividades relacionadas ao Tema:

Lançamento da Coletânea Poética.
Livro com os premiados no 1º Concurso de Poesia do SINTEPE em homenagem ao poeta Solano Trindade, promovido pelo sindicato.
Dia 23/4 às 19h Local Teatro Santa Isabel.
Info.: SINTEPE

Atividade Nacional: Aula Pública no Congresso Nacional - 28/4/09
Organizações e movimentos civis de cunho nacional apresentarão às autoridades públicas governamentais suas preocupações quanto à situação da EJA e dos índices de alfabetismo no país. Também haverá depoimentos de educadores, educandos, escritores, artistas, esportistas e celebridades.
No final, uma carta gigante com as reivindicações da sociedade será entregue às autoridades para que seja levada à Confintea VI.

Nenhum comentário: