Comunicação é interação, diálogo

Assim definia Paulo Freire o ato mais primário do homem, presente desde os primeiros segundos de nossa vida.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Site disponibiliza Dicionário Bibliográfico de Comunicação com 2.000 livros catalogados.






O site www.almanaquedacomunicacao.com.br disponibiliza a partir de hoje (25/03) um dicionário bibliográfico de comunicação contendo, inicialmente, 2.000 referências de livros publicados no Brasil sobre imprensa, radio, televisão, propaganda, cinema, internet, e relações públicas, classificados em 28 temas, ou categorias. Até julho deste ano serão 3.000 referências, informa Nelson Varón Cadena, responsável pelo site, colaborador regular de várias publicações impressas e da web: Jornal Correio (*), Portal Imprensa, Revista Propaganda, Propmark e Jornal da Metrópole, dentre outros. E autor, dentre outros livros, de “Brasil. 100 Anos de Propaganda” e “450 Annos de Propaganda na Bahia”.

Segundo o autor, o Dicionário Bibliográfico de Comunicação é uma obra inédita, não há nenhum trabalho semelhante no mercado editorial brasileiro, apenas catálogos específicos de pequeno porte em alguns sites. O objetivo do Dicionário Bibliográfico Brasileiro de Comunicação é oferecer aos pesquisadores, professores e alunos universitários, informações sobre opções específicas de livros na sua área de interesse. Inclusive livros raros, muitos deles (em especial a bibliografia do século XIX) disponíveis apenas em sebos e bibliotecas e arquivos públicos.

O Site do Almanaque da Comunicação é hoje uma referência de pesquisa sobre comunicação, o maior acervo da internet brasileira sobre memória da imprensa e da propaganda, com mais de 1.800 páginas disponíveis sobre o assunto.

As categorias

Comunicação: Assessoria de imprensa, biografias e autobiografias, comunicação empresarial, comunicação institucional, dicionários e catálogos, denúncias e libelos, ensino e didática, política e poder e teorias da comunicação.

Imprensa: Artes gráficas, tecnologia e imagem, imprensa especializada, imprensa operária, alternativa e popular, história da imprensa no Brasil, história da imprensa nos estados, história da imprensa no mundo, história da imprensa/entidades e diários oficiais, ética e fundamentos, jornalismo online, legislação, censura e liberdade de imprensa.

Propaganda: História da propaganda e Técnica, conteúdos e sociedade

Rádio: História do Rádio e Técnica, conteúdos e sociedade

Televisão: História da televisão e Técnica, conteúdos e sociedade

Cinema: História, técnica, conteúdos e sociedade

Relações Públicas: Técnica, conteúdos e sociedade


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