Comunicação é interação, diálogo

Assim definia Paulo Freire o ato mais primário do homem, presente desde os primeiros segundos de nossa vida.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Manual dos Focas

Como aproveitar a faculdade além da sala de aula

Por João Porto*

Se você quer ser jornalista, nada melhor que estudar jornalismo para começar. Entretanto, a sala de aula não é o único ambiente que podemos aprender os trejeitos da profissão. Atividades fora da sala de aula são importantíssimas para a formação de um jornalista.

Palestras e cursos fora da universidade são importantes formas de absorver experiências de profissionais mais tarimbados e também fazer contatos para o futuro. Criar projetos experimentais também são interessantes. Lembro-me que nos primeiros semestres eu e outros membros do Manual dos Focas criamos um programa de rádio para a faculdade – chamava-se Chá da Tarde – tinhámos seis horas na semana para elaborar e produzir conteúdo. O programa era divertido, as vezes até mais divertido do que informativo, e serviu para começarmos a aprender que um jornalista precisa de organização para sobreviver.

Os estágios também são importantíssimos para a formação de jovens jornalistas. São através dos estágios que os estudantes começam a absorver a realidade do que eles vão enfrentar no futuro. O estágio também é interessante para você começar a traçar metas profisisonais e descobrir o que você gosta de trabalhar no amplo mercado de comunicação.

Participar de concursos também pode ser um ótimo aprendizado para a carreira. Aqueles que conseguem boas colocações em concursos promovidos por empresas de comunicação, como a CNN, podem muito bem colocar isso no currículo e aumentar suas referências. Quando estamos formados a busca são pelos prêmios, e às vezes, por processos (risos).

Durante minha estadia na Universidade explorei bastante as ações fora da sala de aula. Participei de várias palestras, inclusive de outros cursos, e tentei conhecer o máximo de pessoas possíveis para criar laços com futuras fontes. Acredito que para ser um bom jornalista é preciso sempre estar em busca de mais informação.

Informação é a principal ferramenta do jornalista, por isso, sempre deve-se buscar por novos conhecimentos.


*Editor do site Manual dos Focas que é direcionado a estudantes de jornalismo. João é um jovem reporter esportivo que atua em um jornal de Brasília.

Um comentário:

Ivanildo Silva disse...

Concordo em gênero número e grau. Há 8 anos tive a oportunidade de passar por várias rádios profissionais e também de caráter comunitário, além de meter a cara em trabalhos com pequenos impressos o que acabou me dando uma certa experiência no ramo. Mas nada como fazer o curso de jornalismo e aperfeiçoar com a teoria aliada à prática, tudo aquilo que se aprendeu na marra.

Vejo nas oportunidades que ainda tenho hj, principalmente de repassar para outros que certamente não terão oportunidades de entrar numa faculdade, uma dinêmica de aprendizado constante.

Lembro-me bem do que uma professora de matemática dizia: Se vi, entendi, porém se fiz, aprendi!

Essa é a maior verdade, jornalismo se aprende fazendo, produzindo e assim a cada dia se formando e fazendo valer o aprendizado em sala de aula.

O mercado está aí e apesar de tantos profissionais, além dos sem diploma, há vaga sim para os que querem se destacar pela qualidade do que fazem